Resumo: | Por uma série de razões sociais, econômicas e políticas, Brasília, a capital do Brasil, se constitui num centro de inovação significativo em numerosos campos. A Universidade, aproveitando este clima criativo, foi organizada de acordo com um esquema inovador em uma estrutura integrada. A Faculdade de Ciências da Saúde também se criou seguindo estes mesmos delineamentos, sem ter que se ajustas às disposições legais existentes e em completa liberdade de selecionar seu pessoal em todo o país, buscando professores bem qualificados e sem compromisso prévio com estruturas tradicionais. Dentro destas condições, os autores apresentam uma experiência educacional de caráter inovador, um projeto experimental de educação médica, que é descrito neste trabalho, e que foi desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Tomando como marco de referência alguns princípios básicos relativos à organização estrutural e a orientação pedagógica, analisam sua aplicação na formação do curso médico da referida faculdade. A seguir, com base nos propósitos gerais estabelecidos, descrevem a política educacional adaptada, os objetivos específicos do curso, e em maior detalhe, todo o complexo institucional, assim como o currículo utilizado, com os esclarecimentos necessários à discussão dos programas docentes e da metodologia posta em prática. Em seus comentários finais abordam aspectos referentes a avaliação dessa experiência, que foi implantada em 1966 e que deve este ano graduar sua primeira turma de médicos^ipt.
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